Quem somos

O Observatório do Patrimônio Cultural é resultado da atuação de dois Grupos de Pesquisa, a saber: Officina de Estudos do Patrimônio Cultural vinculado ao Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico da Universidade Estadual do Norte Fluminense e do Motirõ Nhadereko: Memória e Cultura do Instituto de Estudos da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense. Participam docentes, estudantes da graduação e pós-graduação, bolsistas de IC e extensão e pessoas da comunidade.

A criação do Observatório do Patrimônio Cultural foi possível por meio do projeto “Observatório do Patrimônio Cultural de Campos: monitoramento e análise da preservação patrimonial nos municípios da microrregião de Campos dos Goytacazes – RJ”, aprovado no Edital FAPERJ E-28/2021- Programa de apoio a projetos temáticos no Estado do Rio de Janeiro.

Officina de Estudos do Patrimônio Cultural: Grupo de Pesquisa/CNPq que atua, desde 2004, no campo das políticas culturais, especialmente do patrimônio cultural, com ênfase na arqueologia e na história. A produção deste grupo de pesquisa se vincula aos Programas de Pós-graduação em Políticas Sociais/CCH e Ciências Naturais/CCT da UENF.

Motirõ Nhadereko: Memória e Cultura: O grupo de pesquisa Motirõ Nhãdereko tem como objetivo central o estudo sobre memória e cultura. O nome, batizado por um indígena, tem sua origem na língua tupi-guarani cuja tradução revela: encontro de tradições onde as categorias memória e cultura constituem um campo de relações simbólicas, percorrendo diversos enquadramentos sociais, como: memória patrimonial, memória religiosa, memória festiva, memória dos objetos, memória familiar, memória e educação, cultura afrobrasileira e indígena, educação patrimonial, visando discussões sobre as problemáticas e contradições em torno da cultura. Estas memórias se estendem como locus central ao município de Campos dos Goytacazes, incluindo outras cidades do Estado do Rio de Janeiro e outros Estados, contribuindo para a realização de pesquisas pelo olhar antropológico.

Simonne Teixeira

Graduada em História pela Universidade Federal de Alagoas; doutorado em Filosofía i Lletras (História) pela Universitat Autònoma de Barcelona/Espanha; pós-doutorado na Escuela de Estudios Hispano-Americanos (CSIC/Espanha. Docente na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Bolsista produtividade CNPq e Cientista Nosso Estado. Diretora da Casa de Cultura da Villa Maria/UENF, gestão 2016-2019. Atua nos Programas de Pós-graduação em Políticas Sociais e Ciências Naturais, ambos na UENF. Membro da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão. Coordena o Grupo de Pesquisa Officina de Estudos do Patrimônio Cultural/LEEA-CCH e o projeto institucional Polo Arte na Escola/UENF. Participou do Programa Erasmus+ 2024 | Universidad de Almería, España. A produção intelectual situa-se na interface da arqueologia, da história, dos estudos sobre políticas culturais e patrimônio e, meio ambiente, com abordagem interdisciplinar, em que se inserem os projetos de pesquisa e extensão em que atua.

CV Lattes: https://lattes.cnpq.br/7938119508337389

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2476-8247

Geovana Tabachi

Professora do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes/RJ. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de antropologia e sociologia em temas como: memória, patrimônio, interculturalidade, políticas culturais, juventude e ensino de ciências sociais. Líder do Motirõ Nhaderekó Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura/UFF. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF) e do Grupo de Pesquisa Officina Cultural (Officina-UENF).

Andréa Paiva

Graduada em Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre pelo programa em Pós-Graduação em Memória e Documento da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi coordenadora do curso de Ciências Sociais Licenciatura (2014-2018). É professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Foi coordenadora do PIBID (maio de 2023 a março de 2024). Coordenou o Programa Residência Pedagógica/CAPES (Agosto de 2018 a Janeiro de 2020), núcleo de sociologia. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko. É coordenadora da Universidade para Terceira Idade (UNITI/ESR/UFF-Campos). Membro do observatório do Patrimônio Cultural de Campos (UENF/UFF). É membro efetivo do Laboratório de pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS) onde vem se dedicando às linhas de pesquisas: Ensino de sociologia e sociologia da educação, Antropologia da Educação, Memória, Patrimônio, Religiosidade e Educação. Dedica-se a estudos sobre memória e religiosidade em especial o catolicismo em suas denominações como populares, culturais e institucionais.

Luciana Andrade Tostes Lopes

Graduada no Curso Superior de Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Química do Instituto Federal Fluminense – IFF (2021). Mestre no Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais na área Ensino de Ciências (Patrimônio, Museus e Memória Científica no Ensino de Ciências) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) (2024). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais na área Ensino de Ciências (Patrimônio Científico, Museus e Ciência Cidadã no Ensino de Ciências)-Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7428957233545222

Maria Paula Bernardes

Maria Paula Bernardes Historiadora e graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense – Instituto de ciências da sociedade e desenvolvimento regional / PUCG. Membro do Grupo de Pesquisa Officina do Patrimônio Cultural (LEEA/UENF

Júlia Erminia Riscado

Pesquisadora bolsista de Pós-Doutorado em Políticas Sociais (PPGPS/UENF) contemplada pelo edital “FAPERJ N 17/2022 – Programa Pós-Doutorado Nota 10”. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e graduada em História pela Universidade Federal Fluminense, (UFF). Integra o Grupo de Pesquisa CNPq Officina de Estudos do Patrimônio Cultural e o Observatório do Patrimônio Cultural de Campos.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9534401057864228

Gabinete de Arqueologia

Sylvia Paes

Sylvia Paes

Graduada em História pela Faculdade de Filosofia de Campos (1978), Especialista em Geografia Humana pela PUC/MG e Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela UCAM (2006). Pertence aos quadros da Academia Campista de Letras – ACL, Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG) e Associação de Autoras e Autores Campistas (AAAC). Participa do Conselho do Selo Editoria do LABAC/UFF – Coleção Caleidoscópio. É pesquisadora CNPQ junto a Officina de Estudos do Patrimônio Cultural/UENF e voluntária no Gabinete de Arqueologia/UENF. É coautora de seis livros infantis Coleção “Tô Chegando”, com ênfase no patrimônio cultural local/regional e História do Livro. É autora da obra “Oculta Exuberância – cemitérios como museus”, lançado em 2022.
Raíssa Moquiche

Raíssa Moquiche

Graduada em licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduanda em Educação Básica e Saberes na Contemporaneidade no Instituto Federal Fluminense (IFF). Atualmente, professora da educação básica rede particular e estadual. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFF. Bolsista Universidade Aberta no Gabinete de Arqueologia/UENF.
Luisa Silva Rocha

Luisa Silva Rocha

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atua como pesquisadora no Gabinete de Arqueologia do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA) com o projeto de Iniciação Científica na área de Arqueologia Pública e Patrimônio, com interesse especial em temas relacionados à preservação cultural e à memória social, onde contribui com atividades voltadas à valorização do patrimônio arqueológico.
Paula Oliveira de Souza

Paula Oliveira de Souza

Licenciada em História (FIS) com Especialização em História do Brasil: Política, Sociedade, Economia e Cultura (IUPERJ) e em Práticas Educacionais na Docência no Século XXI (IFF). Mestra em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS/UENF). Possui experiência na área de patrimônio cultural, com ênfase nas políticas culturais de preservação, patrimônio arqueológico, curadoria e gestão patrimonial. Pesquisadora no Gabinete de Arqueologia/UENF.