Considerada a primeira ponte metálica do Brasil, a Ponte Metálica Walter Velasco é um marco histórico e arquitetônico da cidade. Construída em 1889, sua estrutura metálica de origem inglesa foi inicialmente destinada ao transporte ferroviário, conectando o centro da cidade ao distrito de Ipuca sobre o Rio Paraíba do Sul.Com quase 500 metros de extensão, a ponte é conhecida pelos fidelenses como “ponte de um carro só”, devido ao período em que era a única via de acesso para veículos entre o centro e Ipuca. Essa situação perdurou até 2008, quando uma nova ponte foi inaugurada, permitindo que a Ponte Metálica fosse destinada exclusivamente a pedestres e ciclistas. Em 2002, a ponte começou a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Cultural (Inepac), destacando sua importância histórica e cultural. Entretanto, o processo de tombamento ainda é provisório. Ao longo dos anos, a ponte passou por períodos de deterioração e reformas. Em julho de 2011, iniciou-se uma obra de revitalização que deveria ser concluída em seis meses, mas que se estendeu por quase três anos. A ponte foi reaberta em abril de 2014, embora algumas obras ainda estivessem inacabadas. Atualmente, a Ponte Metálica Walter Velasco é um cartão-postal de São Fidélis, servindo como passagem para pedestres e ciclistas, além de ser um ponto turístico que encanta moradores e visitantes pela sua beleza arquitetônica e relevância histórica.
Referência
