O OBSERVATÓRIO

O Observatório do Patrimônio Cultural da microrregião de Campos dos Goytacazes (IBGE), é decorrente do crescente interesse voltado ao conhecimento do conjunto de bens culturais da microrregião de Campos dos Goytacazes, nos estudos produzidos nas Instituições de Ensino Superior/IES desta região, especialmente a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Universidade Federal Fluminense. Diferentes pesquisas científicas desenvolvidas nestes Instituições de Ensino Superior/IES têm tomado como tema os objetos patrimoniais, as políticas e a gestão da cultura, que marcam as memórias, as histórias, os modos de vida, a produção artística, os afetos e as identidades da região.

A proposta visa, por meio da pesquisa realizada pelo grupo do Observatório do Patrimônio Cultural o compartilhamento do conhecimento produzido nestas IES, ao mesmo tempo que acompanhar as transformações nos processos relacionados aos bens patrimoniais, atualizando regularmente os dados, ampliando as parcerias e contribuindo na formação discente para a atuação no campo do patrimônio. Ao mesmo tempo, aspiramos subsidiar a gestão pública nas tomadas de decisão disponibilizando documentos, trabalhos acadêmicos e outros. Para o cuidado, acompanhamento e tratamento ao patrimônio cultural, nossas ações se articulam e se organizam em três linhas de atuação: Políticas Culturais e Gestão, Acervos, Patrimônio Cultural e Educação patrimonial.

O Observatório, que tem como um dos principais objetivos fomentar uma maior participação da sociedade e um maior comprometimento do poder público e privado para sua preservação. A contribuição da pesquisa proposta aborda a dimensão urbana, rural e cultural no campo das políticas sociais, explorando diálogos e fronteiras no que tange os estudos sobre o patrimônio, de modo que a pesquisa possa exaltar a dimensão crítica e política do patrimônio ao sistematizar ações significativas dos grupos sociais e suas práticas geradoras de sentido, nas diferentes cidades da microrregião de abrangência, oferecendo, assim, novos pontos de vista sobre a produção da diferença e da identidade.

A MICRORREGIÃO

A área de abrangência do Observatório do Patrimônio Cultural foi definida com base divisão geográfica feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE em vigor até 2017. A microrregião de Campos dos Goytacazes, está inserida na mesorregião Norte Fluminense e está formada por cinco municípios: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e  São João da Barra.

A Microrregião de Campos dos Goytacazes esteve inserida nos limites geográficos e administrativos da capitania São Tomé, doada a Pero de Góis em 1536, o primeiro donatário de São Tomé. A região abrigou um dos primeiros assentamentos portugueses no território brasileiro. O processo colonizador, definido pelos interesses coloniais, tornou esse região extremamente produtiva, primeiramente com a pecuária e a partir de finais do século XVIII uma importante produtora de açúcar. A partir dos anos 1970 a região se voltou para a produção de petróleo e gás.

A vertebração desse território está estabelecida pela bacia inferior do rio Paraíba do Sul, em que se inclui o rio Itabapoana, que demarca a divisa dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.